Roberta Stopa
Vereadora da cidade de Ourinhos-SP
Roberta Stopa é vereadora e candidata a reeleição em Ourinhos/SP pelo PSOL.
Tem 44 anos, nascida em Ourinhos, finalizou o ensino médio na Escola Caló, é assistente social e mestre e doutora em Serviço Social. Trabalhou em Secretarias Municipais de Assistência Social, na Unimed e no INSS Ourinhos. Participou de Conferências e Conselhos Municipais e tem forte atuação na defesa das políticas públicas.
Como vereadora com o Coletivo Enfrente esteve à frente de diversas lutas, aprovou Projetos de Lei, presidiu audiências públicas, é presidente da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Racismo e da Frente Parlamentar de Proteção à Arborização Urbana. Foi a primeira vereadora a apresentar 16 emendas ao orçamento, foi contra a venda da SAE, fiscaliza os órgãos e serviços públicos zelando pela transparência e ética.
NÃO RECEBE SALÁRIO DE VEREADORA
Mesmo com o direito de acumular dois salários, escolheu se dedicar integralmente à população no trabalho na Câmara, e recebe apenas o salário que tinha antes de assumir o cargo de vereadora.
ENFRENTOU COM MUITO APOIO E COLETIVIDADE A TENTATIVA DE CASSAÇÃO DO MANDATO
A vereadora Roberta Stopa, com o apoio vigoroso de sua base e a força da coletividade, enfrentou com determinação a tentativa de cassação de seu mandato. Com união e resistência, ela demonstrou a importância da solidariedade na defesa de seus direitos e na luta por justiça.
CRIAÇÃO DA "GALERIA LILÁS" NA CÂMARA MUNICIPAL DE OURINHOS
A vereadora Roberta Stopa apresentou o Projeto de Resolução que institui a “Galeria Lilás” na Câmara Municipal de Ourinhos/SP. Este espaço, dedicado à memória das mulheres que ocuparam cargos legislativos na cidade, exibirá fotos cronologicamente organizadas das vereadoras, celebrando suas contribuições ao longo dos anos. Além da exposição física, as imagens e biografias das parlamentares também estarão disponíveis no site da Câmara. A iniciativa busca valorizar a história e o papel das mulheres no Legislativo Municipal.
SALVE O CORETO
Em 2023, apresentamos o Projeto de Lei nº 13 para tombar provisoriamente o Coreto da Praça Hermenegildo Zanotto em Ourinhos, mas ele foi rejeitado pelos vereadores, assim como a reapresentação em 2024. Argumentaram que o tombamento atrasaria a reforma da praça, evidenciando a intenção de demolir o coreto. Após coletar 696 assinaturas e enfrentar dificuldades na tramitação, conseguimos que a Comissão Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico aprovasse por unanimidade o tombamento, garantindo a preservação do coreto. Salve o coreto!
CONCESSÃO DA SAE
Lutamos para que a SAE (Superintendência de Água e Esgoto) não fosse concedida à iniciativa privada.
Apesar de a SAE ser lucrativa e da resistência popular contra a concessão, infelizmente ela foi concedida nessa gestão.